Passo à Passo: Como Fazer a Massa de Biscuit de forma mais econômica

  • Em uma forma refratária (que possa ir ao microondas) misture todos os ingredientes, menos o creme de mão:
1) Acrescente 03 xícaras de chá de Amido de Milho


2) 02 xícaras de chá de Cola Branca própria para Porcelana Fria


3) 03 Colheres de sopa de vaselina líquida (pode ser usado óleo de cozinha ou glicerina)

4) Misture a massa a partir deste ponto para retirar qualquer grânulo de amido que possa vir empelotar a massa.


5) Acrescente 03 colheres de sopa de vinagre branco ou sumo de limão, principalmente se for conservar a massa sem uso por mais de 5 dias. O ácido evita que a massa embolore devido a presença de água.


6) Misture bem e acrescente 1/3 de xícara de chá de água





7)  Leve ao microondas por 3 minutos e observe a massa, observe de acordo com a potência do seu microondas. Na figura ao lado, após 3 minutos a massa criou uma parte superior já endurecida mas por baixo ainda se encontra em seu estado líquido. 

8) Leve ao microondas por mais aproximadamente 2 minutos, porém observando a massa de 30 em 30 segundos ou de 1 em 1 minuto, até que ela endureça mas que abaixo dela ainda reste alguma quantia mínima em estado líquido, conforme mostra a figura.


9) Quando chegar a este ponto, retire a massa do refratário e coloque-a sobre uma mesa fria que suporte o calor. Aguarde um pouco a massa poder ser manipulada mas não deixe que esfrie totalmente porque nesse caso ela endurecerá e você não vai conseguir dar o ponto nela.

10) Acrescente 2 colheres de sopa de creme hidratante sem silicone e sove a massa até que atinja o ponto ideal.




11) A massa deve estar desgrudando da mão, e fácil de manusear. Parecido com massa de modelar. Coloque dentro de um saquinho ainda quente para que a massa sue e assim mantenha sua textura macia. Depois de fria retire do saquinho, sove ou seque a massa com pano seco e limpo e estará pronta para ser usada.

12) Se for necessário guardá-la por mais tempo, enrole com plástico filme e em seguida coloque dentro de outro saquinho plástico. Fora da geladeira a massa tem uma durabilidade de 15 dias, na geladeira sem tingir dura 6 meses, tingida dura 2 meses, mas não pode ser congelada.

** Se preferir fazer a massa no fogão... a partir do passo 7 leve ao fogo baixo mexendo até que a massa desgrude da panela, sem deixar que ela fique ressecada.


Espero ter ajudado , Boa sorte em suas criações!!! 

                                                                                         Art&li




Nenhum comentário:

Postar um comentário